Princípios, leis, regulamentos, costumes, políticas e práticas de gestão; questões relacionadas com transparência e accountability; efeitos diretos e indiretos das organizações do Sistema de Justiça em entidades públicas e privadas e na sociedade em geral; ambiente institucional e estrutura do Sistema de Justiça; governança e pressões de diferentes partes interessadas; influência da estrutura institucional do Estado, inserção internacional, opinião pública, corporações profissionais, movimentos sociais e sociedade civil; cultura e outros aspectos sociais de operação, capacidade de resposta e legitimidade no âmbito de sistemas de justiça.
Inovação na Justiça
Desenvolvimento, adoção e disseminação de novos produtos e serviços em sistema de justiça; melhorias em produtos e serviços existentes; processos de mudança e adaptação; ações empreendedoras e seu impacto; processos de mudança e inovação de natureza institucional, organizacional e tecnológica; análise do comportamento de atores-chave (grupos e/ou indivíduos) no planejamento e implementação de inovações no Sistema de Justiça; mecanismos alternativos de resolução de litígios, como mediação, conciliação e arbitragem; inovações institucionais como Justiça Terapêutica e Justiça Restaurativa.
Desempenho em Organizações da Justiça
Dimensões objetivas e subjetivas para avaliar produtos e resultados gerados por indivíduos e organizações do Sistema de Justiça; diferentes dimensões de desempenho das organizações da justiça, tais como produção, produtividade, eficiência, eficácia, celeridade, qualidade; contencioso, ação judicial, congestionamento judicial e carga de trabalho; políticas, estratégias e ações destinadas a aumentar o acesso à justiça; a satisfação dos cidadãos com os resultados da prestação de serviços de justiça; confiança na justiça; jurimetria e métodos estatísticos na análise de dados do desempenho da Administração da Justiça.
Tecnologia na Justiça
O uso de novas tecnologias no Sistema de Justiça; efeitos do investimento em tecnologias da informação e da comunicação sobre o funcionamento dos tribunais e de outras organizações do Sistema de Justiça; impacto do processo judicial eletrônico na justiça; big data, algoritmos e inteligência artificial na justiça; legaltechs e lawtechs; cyberjustice, prestação de serviços digitais na justiça; resoluções de disputas on-line; efeitos de novas tecnologias no trabalho de juízes, membros de organizações de justiça e operadores do direito, tais como advogados, defensores e promotores; efeitos das novas tecnologias na satisfação dos usuários do Sistema de Justiça.
Gestão de Políticas Públicas de Justiça
Pesquisas e práticas de gestão que envolvem o ciclo de agenda, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas, direcionadas para o funcionamento do Sistema de Justiça. Inclui, por exemplo, análises de políticas públicas de acesso e de universalização dos serviços de Justiça, novas alternativas de justiça que evitem o litígio, políticas de planejamento, controle e desempenho de organizações da Justiça, políticas de criação, desenvolvimento e disponibilização de dados e indicadores a respeito da Justiça, participação social em políticas públicas de Justiça, além de outros tópicos relacionados com políticas públicas.
Gestão de Funções e Processos e Outros Temas Relacionados à Administração da Justiça
Estratégias e ações voltadas ao planejamento, organização, monitoramento e controle das atividades necessárias ao funcionamento das organizações de justiça; resultados e experiências práticas de gestão vivenciadas por técnicos e gestores responsáveis pelas atividades judiciais; apoio à realização dos objetivos das organizações de justiça.