Tipos e formatos dos trabalhos

O EnAJUS 2021 aceitará submissões dos seguintes tipos de trabalhos, que devem ter aderência a um ou mais temas de interesse do evento:

  1. Trabalho empírico, contendo resultados de pesquisa empírica concluída ou em desenvolvimento;
  2. Ensaio teórico, apresentando uma discussão articulada de conceitos e teorias, com proposições que avancem o conhecimento acumulado; ou
  3. Relatório técnico de experiências de implementação de boas práticas de gestão ou mudanças em processos de trabalho, descrevendo uma experiência e suas implicações práticas.

Os trabalhos serão submetidos em duas etapas. Na primeira, o autor submeterá um resumo expandido, contendo entre 900 e 1.100 palavras. Na segunda etapa o autor cujo resumo tenha sido aprovado, submeterá o respectivo trabalho completo, com o seguinte tamanho: a) trabalho empírico e ensaio teórico, contendo entre 5.000 e 8.000 palavras; e b) relatório técnico, contendo entre 3.000 e 5.000 palavras. A contagem de palavras considera todo o conteúdo, desde o título até as referências, apêndices e notas de fim de texto.

Os resumos e trabalhos completos submetidos deverão respeitar as seguintes características:

  1. Fonte Times New Roman 12, espaço simples entre linhas, e margens: superior e esquerda: 3 cm; inferior e direita: 2 cm;
  2. Notas de rodapé devem ser evitadas. Notas de final de texto devem se restringir ao mínimo necessário;
  3. Citações e figuras, bem como a lista de referências e outros elementos pós-textuais, devem seguir as especificações da American Psychology Association (APA);
  4. Número máximo de cinco autores por trabalho;
  5. Redação em Português, Inglês ou Espanhol.

Submissão de trabalhos

Resumos expandidos. Cada autor pode submeter no máximo três resumos, independentemente do tipo do manuscrito e posição de autoria. Para submeter o resumo, o autor deve acessar o sistema de submissão no seguinte endereço URL: http://www.enajus.org.br/submissoes. No momento da submissão, o autor indicará o tipo de trabalho (artigo empírico, ensaio teórico ou relatório técnico). A autoria deve ser incluída apenas no formulário de submissão, incluindo a identificação dos autores (nome, e-mail e afiliação institucional). Autores não devem ser identificados no corpo do resumo, a fim de garantir o anonimato do processo de avaliação.

Trabalhos completos: Para os casos em que o resumo expandido for selecionado para apresentação, deverá o autor realizar a submissão do trabalho completo, em formato PDF, livre de senha de qualquer natureza. O trabalho completo, no formato de trabalho final ou em andamento, corresponde ao conteúdo de pesquisa empírica, de ensaio teórico ou de relatório técnico, cujo resumo fora aprovado previamente. A submissão deve ser realizada de acordo com as diretrizes especificadas neste documento.

O arquivo do trabalho completo, a ser submetido somente nos casos dos resumos previamente selecionados, deve atender os padrões estabelecidos para cada tipo de trabalho e ter o seguinte conteúdo:

  1. Título (idêntico ao título do resumo expandido previamente selecionado), resumo e palavras-chave no idioma original do texto e, sempre que necessário, em inglês.
    1. O título deve ter até 12 palavras, definindo de forma resumida o conteúdo do trabalho. A primeira letra de cada palavra deve ser maiúscula, exceto artigos e preposições;
    2. Resumo, abstract e/ou resumem com até 250 palavras;
    3. Palavras-chave, keywords, e/ou palabras clave no máximo de cinco, separadas por ponto-e-vírgula.
  2. Autoria (nome completo e afiliação de cada autor)
  3. Tema de interesse (conforme temas apresentados no item 3);
  4. Conteúdo do trabalho propriamente dito, iniciando com a Introdução, na primeira página;
  5. Referências;
  6. Apêndices, anexos e notas de fim de texto.

Avaliação dos resumos expandidos

A avaliação dos resumos expandidos será realizada por membros do Comitê Científico por meio de processo de revisão duplo-cego (double-blind review). Essa avaliação levará em conta o tipo de texto submetido (trabalho empírico, ensaio teórico ou relatório técnico) e os seguintes itens: a) aderência ao evento e ao tema, b) clareza e objetividade na formulação do objetivo, c) contribuição para o avanço do conhecimento e/ou para a prática, d) fluidez, articulação de conceitos, temas e coerência interna do texto e, e) fundamentação e alcance das conclusões.

Publicação dos anais do evento

Os anais do ENAJUS 2021 serão registrados no ISSN e publicados na página www.enajus.org.br, após o término do evento e conterão os arquivos dos trabalhos completos que tenham sido selecionados e apresentados por pelo menos um dos autores.