Anais EnAJUS 2018

Número ISBN: 978-85-54356-00-2

Como Vai o Clima no STJ? Relato de Experiência com a Realização da Pesquisa de Clima Organizacional e Satisfação

Autores: Maria Elisa Barbosa Duarte, Claudia Oliveira, José Fábio Barbosa de Santana, Julierne Lopes Velez, Marcela Ribeiro de Magalhães Alves, Mariane Franca da Silva, Waldelice Aparecida de Oliveira Poncion

Informações

Sessão 3: 8h30-10h00 - Sala 109 - Bloco C - Térreo
Coordenador: Santiago Falluh Varella, Pesquisador do International Policy Centre for Inclusive Growth (IPC-IG), Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD), Brasil.

Resumo

Trata-se de um relato de experiência sobre a Pesquisa de Clima Organizacional e Satisfação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e tem por objetivo detalhar o processo de aplicação, bem como as aprendizagens e os desafios decorrentes. O STJ avalia, desde 2003, a percepção dos servidores sobre o clima e, na pesquisa de 2017, ressalta-se como diferencial a iniciativa de efetivá-la com equipe técnica interna, incluindo, além das dimensões de clima organizacional e de satisfação no trabalho, as de comunicação e planejamento estratégico, intenção de rotatividade, comprometimento e política de valorização de pessoas. Participaram da pesquisa 40,32% do total de servidores e, para alcançar essa adesão, foi realizada uma intensa campanha de divulgação. Após a aplicação, os resultados foram analisados por dimensão, utilizando medidas estatísticas. O trabalho demonstra, ainda, de forma categorizada, o resultado das questões abertas e evidencia as boas práticas da experiência. Concluiu-se que a realização da pesquisa com recursos próprios foi positiva e agregou conhecimentos, além de ter sido mais econômica e mais adequada à realidade institucional.

Palavras-chave

gestão de pessoas, clima organizacional, satisfação, pesquisa institucional, relato de experiência.
PDF

Voltar para Anais EnAJUS 2018